segunda-feira, 21 de novembro de 2011

flâneuse

Um flaneur pode bem ser alguém que se passeia ou move sem um propósito ou direcção pré-definidos, que viaja sem destino marcado, que dá um passo atrás do outro de forma descomprometida e relaxada. Uma flâneuse pode bem ser a Sofia.
A Sofia está assim no mundo - she loves to roam, to laugh, and to take pictures!
Para qualquer lugar que vá, descontraídamente, leva a máquina fotográfica consigo.
O mote para a exposição era 'olhares no feminino', e a Sofia decidiu apresentar algumas fotografias dos muitos lugares por onde andou. Um olhar feminino sobre os lugares? Não, a Sofia acha que as fotografias são unisexo. Será que conseguimos descobrir o sexo do fotógrafo vendo as suas imagens? Não sei. Só sei que (foi o que ela me disse) estas fotografias obedecem a uma certa matemática, e que são todas tiradas em tilt shift - um nome esquisito que quer dizer que é tudo menos photoshop e que não é fake tilt shift. Ou seja, a Sofia usa uma lente que não encaixa na máquina fotográfica, encontra um ponto de focagem e dispara. Apenas uma linha fica no foco, e todo o resto desfocado, com a aparência de um mundo em miniatura. É este o mundo feminino da Sofia: o lugar onde todos os lugares são susceptíveis de ser explorados, randomly.


"Olhares no Feminino ou a celebração de 'flâneuse'" exposição no Salão Medieval, Largo do Paço, Braga, até 12 de Dezembro!

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...