sábado, 18 de fevereiro de 2012

ser ou não ser capital (1)


O típico bracarense critica as coisas mal feitas, as coisas que não existem e que se podiam fazer, a falta de oportunidades e de acontecimentos - e depois, quando acontece alguma coisa, não vai a nada e continua a praguejar e a maldizer tudo e todos. Corre por aí o boato de que a cidade de Braga não está a fazer nada como capital europeia da juventude (para quem não sabe, a cidade de Braga foi eleita capital da juventude, o que quer dizer que durante o ano de 2012 Braga é a capital europeia da juventude). Será que algum bracarense se deu ao trabalho de saber o que é uma capital europeia da juventude? O texto que se segue é quase uma transcrição integral (tradução livre!) feita a partir dos sites das plataformas oficiais europeias (devidamente linkados).

E o que é que é uma capital da juventude?
Uma european youth capital (EYC) corresponde à atribuição, a uma cidade europeia, do título de capital europeia da juventude (CEJ) pelo período de um ano, durante o qual lhe é dada a oportunidade de mostrar, através de um programa multi-facetado, o seu desenvolvimento cultural, social, político e económico relacionado com a juventude. A iniciativa EYC promove a implementação de novas ideias e de projectos inovadores, no que respeita a participação activa dos jovens na sociedade, e procura apresentar um modelo para o posterior desenvolvimento de políticas da juventude noutros países europeus.

Porque é que existe uma CEJ, e o que é que é suposto ser uma capital da juventude?
Existe na Europa um fórum europeu da juventude (YFJ), plataforma que agrega 99 conselhos nacionais da juventude (NYCs) e organizações internacionais não governamentais (INGOs) de além fronteiras europeias. O YFJ promove e coordena o projecto european youth capital (EYC) cujo programa está organizado no sentido de encorajar o empowerment da juventude na construção de uma ponte entre o nível local e o europeu.
Existem alguns factores determinantes que justificam a eleição duma capital europeia da juventude, com base neste pressuposto de encorajar jovens, indivíduos ou associações locais, regionais e nacionais a participar directamente no design e implementação do próprio programa e das suas várias actividades (o ano em questão deve ter inúmeros novos projectos que incluam portanto a participação da juventude: a juventude local e a juventude europeia).
É esta abordagem que a EYC está a tentar alcançar – não apenas a de melhorar a cidade eleita em si, mas a vida dos jovens na Europa como um todo. Por isso o título de capital requer mais da cidade do que projectos para o ano em questão - e a chave da sustentabilidade do projecto europeu é o pressuposto de que as cidades consigam fazer uma aproximação positiva à política da juventude, envolvendo a opinião jovem no processo de desenvolvimento dessa política.
Last but not least, estes objectivos norteadores não fazem sentido se não forem coordenados no esforço de capacitar a juventude para a participação na sociedade de hoje e de a fazer sentir que tem um lugar no futuro.

BRG, CEJ 2012, aqui

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...