Avançar para o conteúdo principal

ser ou não ser capital (1)


O típico bracarense critica as coisas mal feitas, as coisas que não existem e que se podiam fazer, a falta de oportunidades e de acontecimentos - e depois, quando acontece alguma coisa, não vai a nada e continua a praguejar e a maldizer tudo e todos. Corre por aí o boato de que a cidade de Braga não está a fazer nada como capital europeia da juventude (para quem não sabe, a cidade de Braga foi eleita capital da juventude, o que quer dizer que durante o ano de 2012 Braga é a capital europeia da juventude). Será que algum bracarense se deu ao trabalho de saber o que é uma capital europeia da juventude? O texto que se segue é quase uma transcrição integral (tradução livre!) feita a partir dos sites das plataformas oficiais europeias (devidamente linkados).

E o que é que é uma capital da juventude?
Uma european youth capital (EYC) corresponde à atribuição, a uma cidade europeia, do título de capital europeia da juventude (CEJ) pelo período de um ano, durante o qual lhe é dada a oportunidade de mostrar, através de um programa multi-facetado, o seu desenvolvimento cultural, social, político e económico relacionado com a juventude. A iniciativa EYC promove a implementação de novas ideias e de projectos inovadores, no que respeita a participação activa dos jovens na sociedade, e procura apresentar um modelo para o posterior desenvolvimento de políticas da juventude noutros países europeus.

Porque é que existe uma CEJ, e o que é que é suposto ser uma capital da juventude?
Existe na Europa um fórum europeu da juventude (YFJ), plataforma que agrega 99 conselhos nacionais da juventude (NYCs) e organizações internacionais não governamentais (INGOs) de além fronteiras europeias. O YFJ promove e coordena o projecto european youth capital (EYC) cujo programa está organizado no sentido de encorajar o empowerment da juventude na construção de uma ponte entre o nível local e o europeu.
Existem alguns factores determinantes que justificam a eleição duma capital europeia da juventude, com base neste pressuposto de encorajar jovens, indivíduos ou associações locais, regionais e nacionais a participar directamente no design e implementação do próprio programa e das suas várias actividades (o ano em questão deve ter inúmeros novos projectos que incluam portanto a participação da juventude: a juventude local e a juventude europeia).
É esta abordagem que a EYC está a tentar alcançar – não apenas a de melhorar a cidade eleita em si, mas a vida dos jovens na Europa como um todo. Por isso o título de capital requer mais da cidade do que projectos para o ano em questão - e a chave da sustentabilidade do projecto europeu é o pressuposto de que as cidades consigam fazer uma aproximação positiva à política da juventude, envolvendo a opinião jovem no processo de desenvolvimento dessa política.
Last but not least, estes objectivos norteadores não fazem sentido se não forem coordenados no esforço de capacitar a juventude para a participação na sociedade de hoje e de a fazer sentir que tem um lugar no futuro.

BRG, CEJ 2012, aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

tragédia da vida vulgar

alliança amorosa #8



* adaptado de "Tragédias da Vida Vulgar", de Wenceslau Flores, 1930.

curriculum vitae

cur.rí.cu.lo

Ponto UM. Nome.CATARINA MIRANDA Basso Marques. [vulgar, nenhum apelido conhecido; Basso é giro, mas é só isso. Usei-o quando era fotógrafa em Macau, por alusão ao brilho/mate do papel fotográfico]
Ponto DOIS. Habilitações Académicas:2000. Licenciatura em História, variante História da Arte. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.[um clássico, uma Faculdade pública e reconhecida. Daqueles cursos que para pouco servem para além de fazer investigação/trabalhar em Museus]2007. Mestrado em História da Arte. Classificação: Muito Bom. Instituição que conferiu o grau: Universidade do Porto. Faculdade: Faculdade de Letras. Título da tese: A retratística em Portugal e a introdução da daguerreotipia (1830-1845) [tese que versa, entre outros assuntos relacionados com a fotografia, sobre a sua introdução em Portugal. Poderia intitular-se assim: os primórdios da fotografia em Portugal: do retratista ao daguerreotipista. Interessante. Ou não. ] (em conclusão) Grau: Dou…

talha & fruta = delicious!

..., a photo by cochinilha on Flickr.
Existe em Braga uma capela que abre uma vez no ano, para celebrar o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade.


Junto à porta lateral da Sé, que dá para a rua do Souto, passando o Claustro de Santo Amaro, fica a capela de S. Geraldo, que neste dia se adorna de frutos, em alusão ao milagre da fruta.




( azulejos atribuídos ao pintor António de Oliveira Bernardes)

Júlia represente!

"Júlia Mendes foi uma rapariga talentosa que atravessou a scena portugueza com o brilho fugaz de um meteoro. Contam-se dela cousas espantosas, mas basta apenas uma referencia para se ver quanto era original a trefega rapariga. Uma vez, em Braga, á hora do espectáculo no Theatro S. Geraldo, Júlia Mendes entendeu que não devia representar. Interveio a policia e a actriz foi parar á presença da autoridade. De volta a Lisboa Júlia Mendes foi para logo assediada pelos repórters que desejam entrevistal-a. A um jornalista d' O Imparcial, disse ella: — O Galhardo perguntou-me aqui ha tempos se eu queria ir ao Brasil. Respondi-lhe logo: conforme “as condições”. — E quanto queres ganhar? — Um conto e oitocentos, passagens pagas e um beneficio. — Isso não ganha a Eéjane, disse o Galhardo, dou-te um conto de réis. — Não acceito, respondi. E por causa disso temos andado um pouco de candeias ás avessas. Mandou-me elle para o Porto. Fui. Ora, aconteceu que na noite em que se representava no…

dança do Rei David

Portugal da Saudade

Segundo esta cronologia a 6 de abril de 1933: inaugurou o estúdio da Tobis Portuguesa; e Joaquim dos Santos Lima produziu em Braga, e submeteu à Censura, o documentário Portugal da Saudade, inspirado pela “vinda da Rainha da Colónia Portuguesa no Brasil, Leopoldina Belo”. Meio ano depois, foi o filme aprovado pela Comissão de Censura Cinematográfica do Brasil.

sociedade de espectáculos recreativos

[O Teatro Circo de Braga e o Cinema S. Geraldo [antigo Salão Recreativo Bracarense] foram em tempos explorados pela mesma Sociedade]

Álbum de Braga

Em 1904 foi "editado pelos srs. Manoel Carneiro & Irmão, da antiga rua do Souto ... um interessante álbum de Braga, contendo 47 photogravuras dos melhores monumentos e vistas de Braga". O álbum, posto à venda por ocasião das festas jubilares do Sameiro, apresenta uma paginação curiosa: as fotografias cercadas a moldura a negro, e legendas indicativas a vermelho, são organizadas por proximidade geográfica, realçando-se detalhes importantes.


-->






Manoel Carneiro & Irmão instalaram-se na rua do Souto - que se chamou durante algum tempo rua Rodrigues de Carvalho - na casa que fora fundada por Bernardo Carneiro, em 1865. Era um estabelecimento de "vidros" e outros "pertences" para a casa, que vendia também artigos fotográficos e postais, os quais eram editados por Carneiro.




De algumas das imagens publicadas no álbum de Braga foram editados belos postais assinados por Manoel Carneiro. A fototeca do Museu Nogueira da Silva, em Braga, tem e…

récita no Salão

Start up from macOS Recovery

I ran First Aid and got "First Aid found corruption that needs to be repaired. To repair the startup volume, run First Aid from Recovery."  

How can I do it?

1. hold down Command (⌘) + R immediately after turning on or restarting your Mac. Release when you see the Apple logo.

2. you will then see this box




3. choose DISK UTILITY and then FIRST AID.

4. restart & you are done!

note:
If you can't start up from macOS Recovery, try holding down Option-Command-R to start up from macOS Internet Recovery [need internet connection for this option]