Avançar para o conteúdo principal

ser ou não ser capital (1)


O típico bracarense critica as coisas mal feitas, as coisas que não existem e que se podiam fazer, a falta de oportunidades e de acontecimentos - e depois, quando acontece alguma coisa, não vai a nada e continua a praguejar e a maldizer tudo e todos. Corre por aí o boato de que a cidade de Braga não está a fazer nada como capital europeia da juventude (para quem não sabe, a cidade de Braga foi eleita capital da juventude, o que quer dizer que durante o ano de 2012 Braga é a capital europeia da juventude). Será que algum bracarense se deu ao trabalho de saber o que é uma capital europeia da juventude? O texto que se segue é quase uma transcrição integral (tradução livre!) feita a partir dos sites das plataformas oficiais europeias (devidamente linkados).

E o que é que é uma capital da juventude?
Uma european youth capital (EYC) corresponde à atribuição, a uma cidade europeia, do título de capital europeia da juventude (CEJ) pelo período de um ano, durante o qual lhe é dada a oportunidade de mostrar, através de um programa multi-facetado, o seu desenvolvimento cultural, social, político e económico relacionado com a juventude. A iniciativa EYC promove a implementação de novas ideias e de projectos inovadores, no que respeita a participação activa dos jovens na sociedade, e procura apresentar um modelo para o posterior desenvolvimento de políticas da juventude noutros países europeus.

Porque é que existe uma CEJ, e o que é que é suposto ser uma capital da juventude?
Existe na Europa um fórum europeu da juventude (YFJ), plataforma que agrega 99 conselhos nacionais da juventude (NYCs) e organizações internacionais não governamentais (INGOs) de além fronteiras europeias. O YFJ promove e coordena o projecto european youth capital (EYC) cujo programa está organizado no sentido de encorajar o empowerment da juventude na construção de uma ponte entre o nível local e o europeu.
Existem alguns factores determinantes que justificam a eleição duma capital europeia da juventude, com base neste pressuposto de encorajar jovens, indivíduos ou associações locais, regionais e nacionais a participar directamente no design e implementação do próprio programa e das suas várias actividades (o ano em questão deve ter inúmeros novos projectos que incluam portanto a participação da juventude: a juventude local e a juventude europeia).
É esta abordagem que a EYC está a tentar alcançar – não apenas a de melhorar a cidade eleita em si, mas a vida dos jovens na Europa como um todo. Por isso o título de capital requer mais da cidade do que projectos para o ano em questão - e a chave da sustentabilidade do projecto europeu é o pressuposto de que as cidades consigam fazer uma aproximação positiva à política da juventude, envolvendo a opinião jovem no processo de desenvolvimento dessa política.
Last but not least, estes objectivos norteadores não fazem sentido se não forem coordenados no esforço de capacitar a juventude para a participação na sociedade de hoje e de a fazer sentir que tem um lugar no futuro.

BRG, CEJ 2012, aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

cangosta da palha

Correio do Minho,  25 de Setembro de 2011. © Arquivo Aliança | Museu da Imagem | C. M. B. Uma cangosta é uma rua ou caminho estreito e longo, ou um lugar de passagem estreita. Nesta rua, que já se chamou rua dos Congregados e que é por muitos conhecida como cangosta da palha já houve uma necrópole romana. Hoje leva o nome de rua D. João Cândido Novais e Sousa, em memória ao fundador da Creche de Braga, edifício que hoje ainda lá está - na esquininha, ao fundo da rua, do lado esquerdo, fica o berçário da Creche... No grande edifício que fica do lado esquerdo da fotografia funciona hoje o Centro Novais e Sousa, pólo da Associação da Creche de Braga - centro de actividades ocupacionais. O muro que se vê do lado direito da imagem pertencia à Escola Industrial , que em 1936 funcionava em dois pólos distintos: aqui e no edifício da rua do Castelo (idealizado cerca de 1905 para funcionar como Edifício das Obras Públicas, riscado por Marques da Silva). Parece que ...

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda