O número um da Ilustração Católica (5 jul. 1913) inaugura com uma série de imagens de acontecimentos da vida nacional, de recantos de Braga (S. João da Ponte e Bom Jesus) e de dois acontecimentos da vida bracarense: o Circuito do Minho e as festas de S. João.
Das festas ao santo, publica-se a capela do precursor e um “aspecto das illuminações e ornamentações na avenida do Parque da Ponte”, imagens do fotógrafo Mira Neves.
Do Circuito do Minho, corrida de “automóveis, motocycletas e bicycletas” promovida pelo Jornal de Notícias, que aconteceu a 8 de maio de 1913, fotografou-se a passagem dos automobilistas e ciclistas desde a esquina da rua dos Chãos com a Praça da República.
Carlos Fernandes foi o primeiro ciclista a ser apanhado pela máquina do “hábil amador bracarense” José Ernesto Esteves. Ficou em primeiro lugar na categoria dos Fortes. No grupo dos Fracos, Alberto Fernandes, de Avelãs de Caminho, obteve o primeiro prémio, tendo feito o circuito em quinze horas e oito minutos. O prémio “d’economia”, o que quer que isto queira dizer, foi para o primeiro automobilista a passar na rua dos Chãos: António Casal. Curiosamente, o primeiro prémio de velocidade foi atribuído a Cincinato da Costa, o segundo a passar na cidade.
Esta terá sido a segunda edição do Circuito do Minho, organizado apenas um mês e meio da primeira. Conta-se que a ideia para a realização do I Salão Automóvel (Porto, 1914) surgiu após a realização deste Circuito, no final do qual os veículos que nele participam foram expostos no Palácio de Cristal do Porto.
BASSO, Catarina Miranda - Corridas do Minho.
http://cochinilha.blogspot.pt/2012/12/corridas-do-minho.html
BASSO, Catarina Miranda - Corridas do Minho.
http://cochinilha.blogspot.pt/2012/12/corridas-do-minho.html
Circuito do Minho, José E. Esteves, 1913. |
Comentários