quinta-feira, 17 de março de 2016

Braga 0 - Mangualde 1

Cinema S. Geraldo. Braga, 1950.

No ano de 1950 inauguraram dois cinemas em Portugal, que ainda hoje existem: um em Mangualde (Abril), outro em Braga (Junho). O primeiro foi construído de raiz, o segundo foi adaptado de uma sala de espectáculos do início do século XX, o Salão Recreativo Bracarense.

Ambos abandonados desde a década de 80/90, foi para ambos realizada proposta de projecto de reconversão do edifício em equipamento hoteleiro (a de Mangualde, estudo de dissertação de mestrado). Felizmente para Mangualde, em virtude do empenho da Câmara, o equipamento vai ser alvo de obras de requalificação (através do PEDU [Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano, de fundos comunitários]) para servir a sua função original. O presidente da Cãmara de Mangualde disse ao Público:
"Esperamos devolver a Mangualde este edifício histórico que merece estar aberto". O ministro da Cultura, disse: “São exemplos como este, que a Câmara de Mangualde nos dá, que têm de ser seguidos um pouco por todo o país. É nesta lógica que, apesar da escassez de recursos orçamentais que o Ministério da Cultura passa, queremos articular o nosso trabalho com as autarquias e a Câmara de Mangualde é um parceiro do Ministério da Cultura, numa obra que tem justamente a ver com a estratégia que procuramos seguir ao longo do país e deve ser dada como exemplo a muitas outras regiões do país”.
É claro que a reabilitação envolve a reunião de esforços. O esforço conjunto da Arquidiocese de Braga, das associações locais, dos bracarenses e da Câmara Municipal, empenhadas em devolver à cidade este edifício, com a dignidade de outrora. Vamo-nos esforçar?

 "Para fazer a história desta sala de espetáculos de Braga é importante reunir testemunhos. Que filmes viu? A que espetáculos assistiu? Que outras memórias guarda do Cinema S. Geraldo ou até do Salão Recreativo Bracarense? Colabore na construção da história da nossa cidade através do link abaixo! E partilhe!"

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...