sábado, 25 de fevereiro de 2017

curriculum vitae


cur.rí.cu.lo

Ponto UM. Nome.
CATARINA MIRANDA Basso Marques.
[vulgar, nenhum apelido conhecido; Basso é giro, mas é só isso. Usei-o quando era fotógrafa em Macau, por alusão ao brilho/mate do papel fotográfico]

Ponto DOIS. Habilitações Académicas:
2000. Licenciatura em História, variante História da Arte. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
[um clássico, uma Faculdade pública e reconhecida. Daqueles cursos que para pouco servem para além de fazer investigação/trabalhar em Museus]
2007. Mestrado em História da Arte. Classificação: Muito Bom. Instituição que conferiu o grau: Universidade do Porto. Faculdade: Faculdade de Letras. Título da tese: A retratística em Portugal e a introdução da daguerreotipia (1830-1845)
[tese que versa, entre outros assuntos relacionados com a fotografia, sobre a sua introdução em Portugal. Poderia intitular-se assim: os primórdios da fotografia em Portugal: do retratista ao daguerreotipista. Interessante. Ou não. ]
 (em conclusão) Grau: Doutoramento. Instituição que confere o grau: Universidade do Minho; Faculdade: Instituto de Ciências Sociais – Departamento de História; Título da tese: Usos privados e públicos da fotografia na sociedade bracarense (1910-1945)
[perdoem-me mas não posso revelar conteúdos, ainda - só digo que o objecto central da tese é nada mais nada menos do que o Arquivo Aliança - em depósito no Museu da Imagem, estrutura criada de raiz para o albergar]

Ponto TRÊS. Especialização.
2011. Identificação de Processos Fotográficos, orientado por Luís Pavão. Porto: Centro Português de Fotografia, 27-29 Outubro 2011.
Recuperação de Colecções Fotográficas: Conservação e Restauro de Negativos em Vidro, orientado por Luís Pavão e Ana Coelho; Preservação de Coleções de Fotografia, orientado por Carina Fonseca e Joana Mota. Golegã: Biblioteca Municipal da Golegã, 23-26 Novembro 2011.
2004. História da Fotografia, orientado por José Pessoa. Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis.
Cenários da Fotografia Contemporânea, orientado por Allejandre Castellote Piñuela. Porto: Centro Português de Fotografia.
2002. Matriz, programa de informático de inventariação de património cultural e artístico. Lisboa: Banco Comercial Português.
Introdução às técnicas de conservação e restauro das fotografias, orientado por Inês Gil. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
2001. História da Fotografia em Portugal, orientado por Lúcia Marques. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Iniciação ao Vídeo, sob orientação de Saguenail, no âmbito do Projecto Alternativas Urbanas. Braga: Teatro Circo de Braga.
2000. Curso de Especialização em Conservação e Gestão do Património Construído. Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico.
Grandes Tendências da Fotografia: História da Imagem Fotográfica, sob a orientação de Maria do Carmo Serém. Porto: Centro Português de Fotografia.
1997. I Curso de Arte Cinematográfica. Porto: Cineclube do Porto.
Workshop de técnicas de impressão orientado por Guilhaume Geneste. Coimbra: Encontros de Fotografia.
1995. Curso livre de fotografia orientado por Francisco Vidinha. Porto: Cooperativa Artística Árvore.
1993-1991. Curso de fotografia orientado por Mica Costa Grande. Macau: Academia das Artes Visuais de Macau.

[Ai credo, que percurso chato, fotografia, fotografia, fotografia ! ]

Ponto QUATRO. Experiência profissional.
2016. Apoio à investigação para a Mostra Documental: Auto para S. João Baptista, exposição realizada em torno do Auto de S. João de Gustavo de Matos Sequeira e da sua representação, em 2016, pela Confederação. Braga: Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, Junho-Julho 2016.
2015. Curadora da exposição “Anjinhos da procissão: o São João na Photographia Alliança”, que reúne retratos de anjinhos da procissão de São João realizados pela Fotografia Aliança na primeira década do século XX. Braga: Museu da Imagem, junho-agosto 2015.
2015-2013. Autora das rubricas “Alliança Amorosa” e “Crónica Urbana”, jornal Correio do Minho, com base em fotografias do Arquivo Aliança [Museu da Imagem].
2014-2010. Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito de investigação com obtenção do grau de Doutor, na Universidade do Minho.
2014. Curadora da exposição “Braga na Guerra – memória visual da 1.ª guerra a partir do Arquivo Aliança”. Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Outubro-Novembro 2014.
2012. Curadora (com Aline Soares Lima) da exposição “O Tempo da Imagem”, realizada com base em negativos de vidro deteriorados provenientes do Arquivo Aliança em depósito no Museu da Imagem. Braga, Velha-a-Branca Estaleiro Cultural, Dezembro 2012 – Março 2013. Autora da coluna “Alliança xyz”, jornal Correio do Minho, no âmbito de Braga, Capital Europeia da Juventude.
2011. Autora da coluna  “Alliança esseene”,  jornal Correio do Minho, com imagens do Arquivo Aliança [Museu da Imagem].
2009. Autora da coluna “Alliança Pixit”, jornal Correio do Minho. Pensada para comemorar o 10.º aniversário do Museu da Imagem, apresenta fotografias do Arquivo Aliança representando a cidade de Braga, acompanhadas de contextualização histórica.
Assistente de Produção da XIX edição do Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem. AFCA, Associação de Fotografia e Cinema Amador de Braga.
2008-2007. Docente da Disciplina de Retrato, Curso Superior de Artes Visuais: Fotografia. Porto: Escola Superior Artística do Porto.
2007-2006. Docente da Disciplina de História da Fotografia Portuguesa, Curso Superior de Artes Visuais: Fotografia. Porto: Escola Superior Artística do Porto.
2004. Assistente de Produção da XVII edição do Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem. AFCA: Associação de Fotografia e Cinema Amador de Braga.
2003. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito de investigação com obtenção de grau de Mestrado.
2002. Assistente de Produção da XVI edição do Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem. AFCA: Associação de Fotografia e Cinema Amador de Braga. Comissária de ciclo de vídeo e de conferências – As grandes tendências da fotografia contemporânea – no âmbito dos XVI Encontros da Imagem de Braga.
2001. Estágio Profissional no Museu da Imagem. Braga: Museu da Imagem, Câmara Municipal de Braga.
1994-1992. Fotógrafa nos jornais Comércio de Macau, Ponto Final e a revista Face. Macau.

Ponto CINCO. Publicações.
A Retratística em Portugal e a Introdução da Daguerreotipia (1830-1845). Dissertação de Mestrado em História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto: [s.n.], 2006.
Anjinhos da procissão: o São João na Photographia Alliança | [org.] Associação de Festas de São João; texto de Catarina Miranda. Braga: Museu da Imagem, 2015.
Arquivo Aliança: retratos no feminino / [org.] Museu da Imagem – Câmara Municipal de Braga; texto Catarina Miranda Basso. Braga: M.I./C.M.B., 2003.
Marcas de Luz | [org.] Casa das Artes/Archivo fotográfico Pacheco; textos de Catarina Miranda, Rui Prata. Vigo: Casa das Artes, 2006.
Miguel Meira: um olhar só, vá lá, cheguem-se aqui | [org.] Museu da Imagem, Câmara Municipal de Braga; textos de Catarina Miranda, Sofia Saldanha. Braga: Museu da Imagem, 2004.
O tempo da imagem: uma exposição improvável | [org.] Velha-a-Branca, Estaleiro Cultural; textos de Aline Soares Lima, Catarina Miranda Basso. Braga: Velha-a-Branca, 2013.
Retratos de Família in Retratos de Família. Braga, Museu da Imagem/C.M.B., 2009.
Um mundo de sonhos: fotografias do Arquivo Aliança / [org.] Museu da Imagem, Câmara Municipal de Braga; textos de Catarina Miranda, Claire Marquis, Rui Prata. Braga: M.I.|C.M.B., 2001.

Ponto SEIS. Comunicações em Encontros Científicos.
2014. Fotografia & História – estudo do Arquivo Aliança. In Workshop Fotografia, Investigação, Arquivo. Lisboa: Museu Nacional do Teatro, Maio 2014.
2013. O retrato depois da morte: fotografias de anjinhos no Arquivo Aliança (1910-1950). In Seminário Internacional Sociabilidades na Vida e na Morte. Braga, ICS/Universidade Minho, Outubro 2013.
Mapear Cidades – o espaço urbano bracarense a partir do Arquivo Aliança, in Seminário Geografia, Cinema e Cultura Visual. Braga, ICS/Dpt. Geografia/ Universidade do Minho, maio 2013.
2012. Metamorfoses visuais: o tempo no retrato fotográfico, in Os Tempos sociais e o Mundo contemporâneo um debate para as ciências sociais e humanidade. Braga, ICS/Universidade Minho, Julho 2012.
A singularidade da Illustração Catholica no âmbito da imprensa religiosa bracarense (1913-1919), in Jornadas de estudo «Crença e dinâmicas sociais na época contemporânea», Lisboa, CEHR/Universidade Católica, Maio 2012.
2010. O poder da imagem na Illustração Catholica, in Seminário Cidadania, Religião e Comunidade: «Imprensa e espaço público no século XX em Portugal», Vila das Aves, Centro Cultural Vila das Aves, Outubro 2010.
2005. A partir do daguerreótipo: a ilustração na imprensa e primeiros usos da fotografia [1830-50], in I Congresso Internacional de História: “Territórios, culturas e poderes”. Braga, ICS/Universidade do Minho, Dezembro 2005. 

Ponto SETE. Em andamento.

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...