Avançar para o conteúdo principal

namorados

em homenagem ao dia dos namorados, as imagens do Arquivo Aliança que saíram na rubrica Alliança Pixit são de dois casamentos... alguém conhecido?


alliança pixit, Correio do Minho (14 fev. 2009), p. 4.


Alliança pixit publica esta semana duas fotografias de casamento, homenageando o dia de S. Valentim e a troca de amor que pode conduzir a um passo tão decisivo como o casamento, o eterno namoro.
A fotografia de casamento é uma das grandes tipologias representadas no espólio da Fotografia Alliança - estando em minoria aquelas realizada no estúdio (para onde se transportava o ritual que se celebrava noutro local) e em maioria aquelas tiradas in loco.

É o caso destes dois retratos, tirados em anos diferentes – o mais antigo, numa postura rígida e frontal que o momento, e o tempo, exigia (1916), o outro, um retrato mais descontraído, que regista uma das etapas deste importante ritual social (1950). Esta imagem, dos anos cinquenta, enquadra-se no âmbito duma reportagem fotográfica que cobre todos os passos da cerimónia, à semelhança do que é hábito nos dias que correm. O retrato dos anos dez fixa a solenidade do acontecimento, na forma como os noivos são apresentados, e se apresentam ao fotógrafo. Esta imagem foi publicada pela imprensa da época, que registava os consórcios mais relevantes da sociedade bracarense de então.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Anna

Anna , a photo by cochinilha on Flickr. É a única vestida de preto entre as meninas de branco do mesmo grupo. É linda e o seu olhar intenso parece querer dizer algo. Não sei o quê, mas gostava muito de saber. A prova é tão grande que não cabe no scanner. É uma recordação das Pedras Salgadas (o que se queria recordar, pergunto?), fotografada também por uma menina, certamente mais velha do que estas, chamada Anna Magalhães Rodrigues. A Ana fotografou em Trás-os-Montes no início do século XX e há alguns postais ilustrados com fotografias suas. © colecção particular da família Botelho de Miranda

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga

Heróis do Homem e Cávado: Braga, Coimbras de Braga : No instrumento de Intituição ao Morgado de Nossa Senhora da Conceição, datado do ano de 1530, que o Doutor João de Coimbra, tinha licença... Boa tarde! Publica neste artigo uma curiosa fotografia em que se vê a primitiva casa dos Coimbras. Sabe-se data e autoria da imagem? Obrigada!

talha & fruta = delicious!

... , a photo by cochinilha on Flickr. Existe em Braga uma capela que abre uma vez no ano, para celebrar o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade. Junto à porta lateral da Sé, que dá para a rua do Souto, passando o Claustro de Santo Amaro, fica a capela de S. Geraldo, que neste dia se adorna de frutos, em alusão ao milagre da fruta . ( azulejos atribuídos ao pintor António de Oliveira Bernardes)