sábado, 14 de fevereiro de 2009

namorados

em homenagem ao dia dos namorados, as imagens do Arquivo Aliança que saíram na rubrica Alliança Pixit são de dois casamentos... alguém conhecido?


alliança pixit, Correio do Minho (14 fev. 2009), p. 4.


Alliança pixit publica esta semana duas fotografias de casamento, homenageando o dia de S. Valentim e a troca de amor que pode conduzir a um passo tão decisivo como o casamento, o eterno namoro.
A fotografia de casamento é uma das grandes tipologias representadas no espólio da Fotografia Alliança - estando em minoria aquelas realizada no estúdio (para onde se transportava o ritual que se celebrava noutro local) e em maioria aquelas tiradas in loco.

É o caso destes dois retratos, tirados em anos diferentes – o mais antigo, numa postura rígida e frontal que o momento, e o tempo, exigia (1916), o outro, um retrato mais descontraído, que regista uma das etapas deste importante ritual social (1950). Esta imagem, dos anos cinquenta, enquadra-se no âmbito duma reportagem fotográfica que cobre todos os passos da cerimónia, à semelhança do que é hábito nos dias que correm. O retrato dos anos dez fixa a solenidade do acontecimento, na forma como os noivos são apresentados, e se apresentam ao fotógrafo. Esta imagem foi publicada pela imprensa da época, que registava os consórcios mais relevantes da sociedade bracarense de então.

Sem comentários:

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...