Echos do Minho, ano 2 (16 Jun. 1912) |
No início de 1912, Luís Braga encontrava-se estabelecido com loja de barbearia na rua de S. Marcos, artéria central na cidade de Braga. Em Junho desse ano passou a gerir uma antiga e acreditada barbearia da cidade, muito perto da sua, o "Salão Arte Nova", explorada até então pelo seu pai José Braga.
Hoje já não há barbearias no largo Barão de S. Martinho (o largo do café A Brasileira), mas no cimo da rua de S. Marcos ainda existe a Barbearia Vasconcelos.
Braga orgulha-se de ter a Associação de Cabeleireiros mais antiga de Portugal, fundada em 1909 como Associação dos Barbeiros e Cabeleireiros do Distrito de Braga - quando já em 1891 havia D. Manuel aprovado os estatutos da Associação da classe dos lojistas de Barbeiros e Cabeleireiros.
Barbearia Matos, pormenor do mosaico hidráulico e cadeira de barbeiro. |
Em Braga existe uma barbearia, à rua do Souto, que leva afixada na porta uma folha onde se lê: conhecida no mundo, desprezada em Braga. É a barbearia Matos, de inícios do século, a única que ainda conserva imaculado o espaço e os acessórios de barbeiro de outros tempos.
Ainda podemos ajudar a conservar este espaço, aqui: http://www.gopetition.co.uk/petitions/salvar-a-barbearia-matos.html
Comentários