domingo, 20 de novembro de 2011

ponte nova ponte velha




Correio do Minho
, ano LXXVI, série VI, n.º 8399 (20 de Novembro 2011), p. 16.


O senhor Mário Ferreira da Graça, que viveu em Braga até aos 21 anos e desde há cinco anos atrás, hoje com 91 anos, teve a amabilidade de me ligar para falar desta imagem.

Contou que as duas pontes coexistiram não sabe durante quantos anos, mas que durante muito tempo uma, a nova (no plano superior), servia o eléctrico e quem se deslocava para Guimarães (direcção lado direito da imagem) e a outra, mais antiga, dava entrada para a festa do S. João e que ligava-se ao parque da Ponte. Se mais víssemos da fotografia, e percorressemos em direcção ao lado direito da imagem, veríamos a rua bifurcar-se: para a direita em direcção a Guimarães, e para a esquerda em direcção ao Bairro da Devesa. Entre as duas pontes havia um relvado onde as lavadeiras estendiam e punham a roupa a corar. As casinhas que se vêem à esquerda são do bairro das latinhas, da rua dos Galos (ou largo Senhor dos Aflitos) perto das quais nasceu depois o stand da Ford, hoje mega super chinês. Algures por ali ficava a rua Pai Amante.
Mário poderá ser um destes rapazes, que limpava o ranho às mangas da camisa, que andava descalço e vestia as roupas do pai ou dos irmãos mais velhos, e que andavam, apesar da miséria, felizes e contentes pela cidade.

3 comentários:

as-nunes disse...

Belíssima iniciativa, sem dúvida.
Que apareça alguém que seja capaz de dar umas dicas.

É que, pelo tempo em que parece que a foto foi tirada, já não deve haver muita gente com vontade de se manifestar!

Quantas fotos de muito interesse não andam por aí em baús nos sótãos e nas garagens a estragarem-se até ao seu desaparecimento.

António(Leiria)

Anónimo disse...

Awesome Post, Many thanks

Before I go, give permission me thank you for your patience with my English as (I'm sure you have figured this by now,), English is not my first language consequently I am using Google Translate to shape out what to jot down what I genuinely plan to state.

wheelhouse disse...

É verdade caro António, algumas estão mesmo em gavetas de instituições... As fotografias do estúdio Aliança são posteriores a 1910 (caso não sejam reproduções de fotografias anteriores!) pelo que a rapaziada desta imagem... Mas ainda há em Braga pessoas dos anos 20 que usam a internet - veja-se o caso de Luís Costa, que tem já 91 anos e mantém o seu blogue e facebook actualizadíssimo:
http://luisdiascosta.blogs.sapo.pt/

Publicação em destaque

as fontes discretas

já no distante ano de 2009, Maria do Carmo Serén publicou um artigo sobre a minha tese de mestrado, a que chamou de " as fontes discre...