Ornamentações no Parque da Ponte, Mira Neves, 1913. |
Depois do Circuito do Minho, a reportagem bracarense que se segue - ainda no número inaugural da Ilustração Católica (5 jul. 1913) - diz respeito ao S. João. Na última página da revista publicam-se duas fotografias sob o título “Festas a S. João em Braga”: a primeira, da capela do santo precursor “onde se realizaram as solemnidades religiosas”; a segunda um “aspecto das illuminações e ornamentações na avenida do Parque da Ponte que vae dar á capella de S. João”.
São ambas identificadas como sendo clichés da propriedade da Ilustração Católica, mesmo que a segunda tenha o carimbo do fotógrafo Mira Neves. Não se revelando o brilhantismo que as festas bracarenses desde sempre tiveram, estes clichés despidos de gente, não deixam contudo de ser evidência da importância que as festas ao S. João têm para a cidade.
Duas imagens “soltas” apresentam ainda a capela e as pontes de S. João da Ponte, acompanhadas de legenda explicativa: “Foi n’este pittoresco local que se realisou a romaria e feira de S. João, com enorme concorrência”. Parece que naquele ano de 1913 o programa foi cumprido de forma notável, com iluminações e fogo de artifício deslumbrantes, e os festivais, modelos de arte e de bom gosto.
Comentários